quarta-feira, 12 de novembro de 2008


"A ciência e a tecnologia, como qualquer outra produção cultural, é
patrimônio da humanidade. Seus prejuízos sempre serão divididos igualmente com todos, mas os benefícios estão restritos a apenas alguns. O conhecimento científico é a forma mais eficaz de poder que conseguimos inventar. Não é justo, nem seguro que fique aos cuidados de algumas poucas nações ou indivíduos. Se a guerra é pelo domínio do conhecimento, poderíamos dizer parafraseando Marx: Oprimidos e educadores populares de todos os países, uni-vos."(GERMANO, 2007, p. 21-22)


"O papel relevante que as novas tecnologias da informação e da comunicação poderão desempenhar no sistema educacional depende de vários fatores. Além de uma infra-estrutura adequada de comunicação, de modelos sistêmicos bem planejados e projetos teoricamente bem formulados, o sucesso de qualquer empreendimento nesta área depende, fundamentalmente, de investimentos significativos que deverão ser feitos na formação de recursos humanos, de decisões políticas apropriadas e oportunas, amparadas por forte desejo e capacidade de realização". (MORAES, 1998)
Um dos grandes desafios não só dos países desenvolvidos, mas, também dos países em desenvolvimento como o Brasil, é a inclusão social. No Brasil por razões históricas, acumulou-se um enorme conjunto de desigualdades sociais no tocante à distribuição da riqueza, da terra, do acesso aos bens materiais e culturais e da apropriação dos conhecimentos científicos e tecnológicos. Nos nossos dias é imprescindível o entendimento de alguns dos mais importantes fenômenos científicos que habitam o cotidiano das pessoas e que de acordo com Gaspar (1993, p.3), "a distância entre o saber abrangido pela escola e aquele gerado e acumulado pelo homem cresce assustadoramente. Cada vez mais a humanidade, em sua imensa maioria, está alheia às suas próprias conquistas".

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns caríssima professora!
Seu empenho e dedicação na produção desse blog maravilhoso é de mais valia para o ensino da Física e para a aprendizagem dos seus alunos.
Valeu,
Helder Reis.